CONCURSOS > PM - PR > Apostila Policia Militar Do Estado Paraná - PR 2020 Soldado

EDITAL nº 01 ? SOLDADO PMPR-2020

  • SOLDADO POLICIAL MILITAR  (2000 Vagas)
  • SOLDADO BOMBEIRO MILITAR  (400 Vagas)

 

LÍNGUA PORTUGUESA:
As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade da candidata e do candidato, quanto:
· à apreensão do significado global dos textos;
· ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais;
· ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico,
morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo;
· à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes
gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.;
· à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações
entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);
· à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e
avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;
· à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto;
· ao reconhecimento das diferentes ?vozes? dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para
demarcá-las;
· ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo;
concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;
· à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
· à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido
que estabelecem;
· ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.
· ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;
· à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas
sociais, regionais ou de registro.

RACIOCÍNIO MATEMÁTICO:
1. Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem.
2. Sistemas, equações e regra de três simples.
3. Área, volume e capacidade.
4. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.

INFORMÁTICA:
1. Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux
(Ubuntu versão 14 ou superior).
2. Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozila Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos
sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).
3. Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu
versão 14 ou superior).
4. Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior).
5. Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou
superior).
6. Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras).
7. Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).

HISTÓRIA:
1. Brasil Colônia.
1.1. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração.
1.2. Paraná: movimentos de ocupação do território.
1.3. A Família Real no Brasil (1808-1822).
2. Brasil Império.
2.1. Paraná: a dinâmica do tropeirismo.
2.2. Café: escravidão e trabalho livre.
2.3. A emancipação política do Paraná.
2.4. O ciclo da erva-mate.
2.5. A queda da monarquia.
3. Brasil República.
3.1. Implantação do regime republicano e conflitos sociais.
3.2. A Guerra do Contestado.
3.3. Política oligárquica e coronelismo.
3.4. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura.
3.5. O Golpe Civil-Militar de 1964.
3.6. Movimentos de resistência à ditadura.
3.7. A abertura política.
3.8. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição
de 1988.
3.8.1. Cidadania e movimentos sociais.
3.8.2. A questão da desigualdade e da inclusão social.
3.8.3. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública.

GEOGRAFIA:
1. População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo).
1.1. Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas.
1.2. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração
e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e
riscos ambientais.
1.3. Transformação das relações de trabalho e economia informal.
1.4. Diversidade étnica e cultural da população.
1.5. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais.
1.6. Espacialidades e identidades territoriais.
2. Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo).
2.1. O espaço geográfico na formação econômica capitalista.
2.2. Exploração e uso de recursos naturais.
2.3. Estrutura e dinâmica agrárias.
2.4. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais.
2.5. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro.
2.6. Redes de transporte, energia e telecomunicações.

2.7. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano.
2.8. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade.
2.9. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo.
2.10. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional.
2.11. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil.
2.12. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia.
3. Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo.
3.1. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil.
3.2. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil.
3.3. Formação e problemática contemporânea das fronteiras.
3.4. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos.
3.5. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e
movimentos sociais internacionais.
3.6. Regionalização e a organização do novo sistema mundial.
3.7. Globalização: características, impactos negativos e positivos.
4. A representação do espaço terrestre.
4.1. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através
do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre
(GPS).
4.2. As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas,
cartas, plantas e cartogramas).
4.3. Escalas, reconhecimento e cálculo.
4.4. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre.
4.5. Projeções cartográficas.
4.6. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas,
gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.

LEGISLAÇÃO:
1. Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações.
1.1. Parte geral:
· Título I ? Das Disposições Preliminares.
· Título II ? Dos Direitos Fundamentais: Capítulos I (Do Direito à Vida e à Saúde), II (Do Direito à Liberdade,
ao Respeito e à Dignidade), III (Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária), IV (Do Direito à Educação,
à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.
· Título III ? Da Prevenção: Capítulo II, Seção I (Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e
Espetáculos), Seção II (Dos Produtos e Serviços) e Seção III (Da Autorização para Viajar).
1.2. Parte Especial:
· Título III ? Da Prática de Ato Infracional: Capítulos I (Disposições Gerais), II (Dos Direitos Individuais) e III
(Das garantias processuais) e IV (Das Medidas Socioeducativas).
· Título IV ? Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável.
· Título V ? Do Conselho Tutelar: Capítulos I (Disposições Gerais) e II (Das Atribuições do Conselho).

?Redação Para a Prova Discursiva?

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