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CONCURSOS > Cubatão - SP > Apostila Da Prefeitura De Cubatão Para PROFESSOR (Educação Infantil I)

Superior

 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO - SP

 

Cargo:

PROFESSORES (Educação Infantil I)

 

Português:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, envolvendo de forma contextualizada, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

 

Matemática:

Conjunto dos números naturais, inteiros e racionais relativos (formas decimal e fracionária): propriedades, operações e problemas; Grandezas Proporcionais - Regra de três simples; Porcentagem e juro simples ? Resolvendo problemas; Sistema Monetário Brasileiro; Sistema Decimal de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); Figuras Geométricas Planas: perímetros e áreas - problemas.

 

Informática:

Sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word e Planilha Excel; Internet e ferramentas Microsoft Office (2013, 2016).

 

DE LEGISLAÇÃO E AFINS

PARA OS CARGOS DE PROFESSOR (TODOS)

 

 FEDERAL

 BRASIL.CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ? Artigo 5º, Artigos 37 ao 41, 205 a 214 e 227 ao 229; BRASIL.LEI FEDERAL nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996 ? Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; BRASIL. LEI FEDERAL nº 8069, de 13/07/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. (Artigos 1º ao 6º, 15 ao 18, 53 ao 69, 225 ao 258) BRASIL.LEI FEDERAL Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) BRASIL.LEI FEDERAL n.º Lei 13.005 de 2014 que aprova o Plano nacional de educação. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias; BRASIL.LEI FEDERAL nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003. Altera a redação do Artigo 26, § 3º, e do Artigo 92 da Lei Federal 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional BRASIL.LEI FEDERAL 10639/03 ? Estabelece a diretriz da educação nacional para incluir na rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro ? Brasileira? BRASIL. Lei Federal 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena? BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo. Brasília, DF, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular- Texto Base BRASIL. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. BRASIL.RESOLUÇÃO CNE/CEB nº 3/99, de 10/11/1999- Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 25 de maio de 2021. Institui diretrizes operacionais para a educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Educação de jovens e adultos a Distância BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP nº 01/04, de 17/06/2004 ? Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

 

ESTADUAL

SÃO PAULO - CURRÍCULO PAULISTA. homologado pela Resolução de 06/8 de 2019 http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf

 

MUNICIPAL

 CUBATÃO.LEI MUNICIPAL nº 325/59 ? Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Cubatão. CUBATÃO. LEI COMPLEMENTAR Nº 22 DE 25 DE JUNHO DE 2004 - Dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreiras do Magistério Público Municipal. CUBATÃO.PORTARIA n.º 03 DE 28 FEVEREIRO DE 2007 - Dispõe sobre os critérios relativos ao controle de frequência e à apuração de falta do pessoal docente e dá outras providências. CUBATÃO. REGIMENTO ESCOLAR DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CUBATÃO ? Homologado pelo parecer CME em 29/1/2020 CUBATÃO. DECRETO MUNICIPAL nº 10.684, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017- Regulamenta os arts. 28 e 29 da Lei Complementar nº 22, de 25 de julho de 2004 e dá outras providências.

(https://www.legislacaodigital.com.br/Cubatao-SP/DecretosMunicipais/10684). CUBATÃO. RESOLUÇÃO 15/SEDUC/GS de 10 de outubro de 2017. Regulamenta o artigo 25 da Lei Complementar 22/2004, em conformidade com A Lei Federal 11.738/2008. OBSERVAÇÃO: NA LEGISLAÇÃO INDICADA, DEVEM SER INCORPORADAS AS ALTERAÇÕES SUPERVENIENTES. DE

 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

 ? PARA TODOS OS PROFESSORES ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 6ª ed. São Paulo: Cortez 2008. CASTORINA, José Antônio et al. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2003. FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora ? Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação 1998. MANTOAN, Maria Teresa Égler e colaboradores. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer. São Paulo: Moderna, 2003. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. - 5ª ed. - Petrópolis: Vozes, 2002. ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

DE LIVROS E ARTIGOS

 

I BARBIERE, Stela. interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012 BECCHI, E. et al. ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP. autores associados, 2012. Trad. Maria de lourdes Tambaschia Menom (Coleção formação de professores. série educação infantil em movimento). BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. ReferencialCurricular Nacional para a Educação Infantil.Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v. BRASIL. MEC/SEB. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasilia. MEC/SEB, 2006. volume 1 ( http://portal.mec.gov.br) BRASIL. MEC. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasilia. MEC/SEB, 2009. ( http://portal.mec.gov.br) BRASIL. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. [Ministério da Educação; texto final Zilma de Moraes Ramos de Oliveira]. São Paulo: Fundação Satillana, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e Brincadeiras decreches: manual de orientação pedagógica.Brasília: MEC/SEF, 2012. DIDONET, Vital. A avaliação na e da Educação Infantil. ( http://webcache.googleusercontent.com) EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução de Deyse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1999. FOCHI, Paulo. Afinal, oq eu os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: penso, 2015. Capítulo 1, pág.29 a 59. 27 HOFFMANN. Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2014. MAJEM, Tere; ÒDENA, Pepa. Descobrir brincando. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. OSTETTO, L. E. (Org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. 6. ed. Campinas, SP.: Papirus, 2000. MEC ? Base Nacional Curricular Comum ? A etapa da Educação Infantil - (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/)

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