PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
Língua Portuguesa:
Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.
Matemática:
1. Operações com números reais. 2. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 3. Razão e proporção. 4. Porcentagem. 5. Regra de três simples e composta. 6. Média aritmética simples e ponderada. 7. Juro simples. 8. Equação do 1.º e 2.º graus. 9. Sistema de equações do 1.º grau. 10. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. 11. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras.
12. Raciocínio lógico. 13. Resolução de situações-problema.
Legislação:
ECA - 1. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
LDB - 2. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1.996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
3. Constituição da República Federativa do Brasil de 1.988 - Capítulo referente à Educação.
4. Lei Municipal nº 4.488 de 23 de setembro de 2015 que aprova o Plano Municipal de Educação de Bragança Paulista ? PME e dá outras providências.
5. Lei Orgânica do Município (Capítulo da Educação).
6. CNE/CEB ? Resolução n.º 1/2004, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Conhecimentos Específicos PARA
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
1. MEC ? Base Nacional Curricular Comum ? Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, campos de experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica, competências específicas de Linguagens, Língua Portuguesa Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e História.
2. Brasil. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
3. BRASIL. Referencial Curricular para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
4. HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
5. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
6. OSTETTO, Luciana - Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. Editora Papirus. 2000.
7. SMOLE, Katia Cristina Stocco ? A matemática na educação infantil ? a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar ? Artes Médicas ? 2014.
8. PANIZZA, Mabel e colaboradores ? Ensinar Matemática na educação infantil e nas séries iniciais. Artmed, 2011.
Conhecimentos Específicos PARA
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
1. MEC ? Publicações para o Ensino Fundamental disponíveis em: http://portal.mec.gov.br/secretariadeeducacao-basica/publicacoes?id=12624:ensino-fundamental
2. MEC ? Base Nacional Curricular Comum ? Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, campos de experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica, competências específicas de Linguagens, Língua Portuguesa Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e História.
3. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010.
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