Fale Conosco pelo WhatsApp
0 0
CONCURSOS > * Itapecerica Da Serra - SP > Apostila Da Prefeitura De Itapecerica Da Serra Professor PA e P3

 

  • PROFESSOR AUXILIAR (PA)
  • PROFESSOR (P3) - ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO)

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Figuras de Linguagem. Ortografia. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição: uso e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Análise sintática. Colocação pronominal. Regência verbal e nominal. Crase. Coesão. Redação oficial: atributos da redação oficial, pronomes de tratamento, tipos de documentos.

 

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO:

Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Sistema de equações do 1º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema. Estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Identificação de regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

MS-Windows: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office atualizado: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel atualizado: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint atualizado: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Concepções de educação e escola. Função social da escola. Os teóricos da educação. Educação Inclusiva. Currículo. Planejamento. Projeto Político-Pedagógico. Construção do conhecimento. Tecnologias de informação e comunicação na educação. Avaliação e acompanhamento do rendimento escolar. As relações entre escola, família e comunidade. Didática e metodologia do ensino nos anos iniciais. Organização e planejamento do espaço nos anos iniciais. Formação pessoal e social do educando. Trabalho com múltiplas linguagens: Língua Portuguesa; Arte; Educação Física; Língua Inglesa. Desenvolvimento do raciocínio-lógico e compreensão dos diferentes campos da Matemática. Construção de conhecimento em Ciências da Natureza. Aprendizagem em Ciências Humanas: Geografia; História. Valorização e respeito às diferentes crenças religiosas. Noções de primeiros socorros: fraturas, hemorragias, queimaduras, desmaios, convulsões e ferimentos.

 

Legislação:

Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214);

Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA (arts. 1º ao 6º e 53 a 69);

Base Nacional Comum Curricular ? BNCC;

Plano Nacional de Educação ? PNE;

Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;

Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

ITAPECERICA DA SERRA. Decreto nº 3.494, de 16 de fevereiro de 2023 - Regimento das Escolas Municipais de Itapecerica da Serra.

ITAPECERICA DA SERRA. Lei Complementar nº 36, de 30 de março de 2016.

ITAPECERICA DA SERRA. Lei Complementar nº 62, DE 31 de março de 2020.

ITAPECERICA DA SERRA. Lei nº 1.832/2007 - Estatuto e institui o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal e dá outras providências.

ITAPECERICA DA SERRA. Instrução Normativa SE nº 006, de 15 de fevereiro de 2022.

 

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação ? LDB;

 

Bibliografia sugerida:

ARROYO, M. G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL. MMFDH. Prevenção aos Acidentes Domésticos & Guia Rápido de Primeiros Socorros. Brasília (DF): Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2020

CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2011.

FILTRO, A. Teorias e abordagens pedagógicas. Senac, 2018.

FOLQUITTO, Camila T. Teorias de Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil. São Paulo: Editora Senac, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

 ______. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer. São Paulo: Moderna, 2006.

MORAN, José; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

SILVEIRA, Emerson Sena. JUNQUEIRA, Sérgio. O Ensino Religioso na BNCC: Teoria e Prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico ? elementos metodológicos para elaboração e realização. 7ª ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VASCONCELOS, Maria Lucia. Educação básica: a formação do professor, relação professor-aluno, planejamento, mídia e educação. São Paulo, SP: Contexto, 2012.

Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .

star
star
star
star
star
Itaú Depósito ou Transferência Bancária
1
X
80,00
PIX
1
X
80,00
PagSeguro (Boleto ou Cartao)
1
X
80,00


PORTAL DE APOSTILAS
T. PORTAL DE APOSTILAS
P. CNPJ: 34.661.617/0001-70
INFORMAÇÕES
CONTATO
E., , , - /
C.
F. (11) 95719-1470
W.(11) 95719-1470
`Pague com PagSeguro
>>